Odu ÒKÀNRÀN – A Insubordinação
O Odu Okanran
Okanran é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com uma concha aberta pela natureza e quinze fechadas. Nesta caída responde Exu, indicando novidades, situação difícil, calúnia e conflitos.
Exu adverte que há perigo de roubo, brigas, discussões, inimizades, intrigas, perda de emprego, separação, prejuízo em qualquer tipo de negócio, sustos. Adverte também que está sujeito a prisão, acidentes, feitiços e os caminhos fechados.
É um Odu feminino e é representado esotericamente por dois perfis humanos em uma referência inequívoca aos orixás gêmeos “Ibeyji”.
Corresponde ao ponto cardeal Norte – Noroeste.
Rege a laringe, cordas vocais, língua e pescoço.
As mulheres têm como ponto vulnerável o útero.
Ele é composto pelos elementos de terra sobre o ar com predominância da terra o que significa a sensação de sufoco, vácuo, saturação e estruturamento.
A fala humana foi introduzida por este Odu e com ela todos os idiomas existentes.
As pessoas desse Odu não recebem qualquer reconhecimento por parte de seus semelhantes.
Okànrán é o primeiro odu é ligado ao elemento fogo.
É o odu do movimento, do barulho, do alvoroço, de criações tumultuadas; é quente, nervoso.
É um odu muito perigoso vulgarmente falando e proporciona surpresas desagradáveis.
É o odu da variação das coisas, dos envolvimentos rápidos e impossíveis, explora potencialidade, investiga e procura desfazer bloqueios.
Regente
Exú
Quem fala por esse Odu
Ibeyji, Osunmare, Omolu e Egun
Elementos
Fogo
Cores
Vermelho e preto e o azul.
Proibições
Os que carregam esse Odu não deve manipular cipós, comer peixes defumados ou trabalhar com a árvore sagrada “Iroko”.
Positivo
Quando em Ire, positivo, ele pode indicar vocação religiosa, eloqüência, solução de problemas por intermédio de simples entendimento, nascimento de uma criança, nascimento de gêmeos, virilidade no homem, sexualidade na mulher, progresso ou enriquecimento repentino.
Ainda no lado positivo são prósperos, amigos e excelentes empresários.
Negativo
Em Osogbo estará no negativo e pode indicar fanatismo religioso exarcebado, injustiças, ingratidão, inquietude, abandono, lágrimas, perigo iminente e irremediável, inimigos ocultos, novidades, alvoroço, coisas negativas em todos os sentidos ou até certo ponto.
Roubos, prisão, ruína e perda total de bens e dinheiro.
Atenção
Costuma-se dizer que não se deve pronunciar o nome de Okaran, dentro de casa para não atrair problemas para a vida pessoal.
Nesse Odu, exu adverte que há perigo de roubos, brigas, discussões, inimizades, intrigas, perdas de qualquer tipo de negócio.
Adverte que corre o risco de prisão, acidentes, feitiços com caminhos fechados e a ruína.
As pessoas são vingativas, arrogantes e preguiçosas.
O cliente sente dificuldade de realizar os seus negócios impedindo por inimigos ou pessoas invejosas e assim é necessário fazer um ebó para limpar essas influências fazendo Exú trabalhar em sua defesa.
Quando a regência for de Okàrán Meji, a pessoa é altamente complicada, mas pode ter seu caráter amenizado.
Cuidado se ele estiver negativo, pois Okaran é tudo e é nada, de acordo com a sua vontade, é um nó, é bom e é péssima de cada uma das coisas regidas por ele.
A sua influência pode ser extremamente pesada e seus objetivos são bastante variáveis e a ligação dos seres na terra com ele, devem ser cautelosa para que o positivo não se transforme em negativo, às vezes, a pessoa está com o odu positivo e quando menos se espera, na mesa de jogo ele cai negativo.
Situações que pode ocasionar: sustos, prisão, roubo, ruína, acidentes, envolvimento com drogas, tráfico, pessoas mau caráter, inimizades e separações.
As pessoas regidas por esse Odu são inquietas, independentes, desconfiadas e tristes.
Representa a magia boa e má e os maus presságios. Significa roubo, ambição, discussão, inimizade, trabalhos feitos, perdas de negócios e ruínas, susto, prisão.
A pessoa sente dificuldade de realizar seus negócios, resultados de trabalhos feitos por inimigos invejosos. Terão que ser tiradas as perturbações para que Exú trabalhe em sua defesa.
Presentes para ele deverão ser em locais altos, encruzilhada aberta do lado esquerdo, fazer Oriki e Oro de Exu, e tudo que se fizer para Okànrán deverá ser feito para Onan, Onitá e Odará.
Na volta dar presente para Ayrá, Oyá e Oxalá também em lugar alto.
Os ebós para esse cliente só poderão ser feitos por pessoas de Oyá e dos participantes não pode ter nenhum Yiaô.
Quando Okàrán se apresenta no jogo, o babalawô se levanta e manda despachar a rua com uma quartinha e a pessoa deverá passar imediatamente em um ebó.
Só se dá ebó se Orunmila permitir.
Personalidade
A pessoa regida por esse Odu na verdade é um mau caráter, pois, além de prejudicar a própria vida, procura transformar a dos outros, sem se importar com ninguém. Provoca intrigas e separações mesmo que seja dos próprios pais, filhos ou de qualquer pessoa.
As pessoas com esse Odu são inteligentes, versáteis e passionais, com enorme potencial para a magia. Seu temperamento explosivo faz com que raras vezes atuem com a razão.
Têm sorte nos negócios e no amor são extremamente sedutoras. São muito inconstantes e mentem com facilidade.
É diabólico em seus objetivos. Foi criado para ser insubordinado e influenciar para que s outros também o sejam.
Exú comanda este odu e os nativos dele odu são desconfiados, gostam de ficar sozinhos, são muito pensativos e altamente preguiçosos.
Tem uma proteção muito grande, por isso, feitiço é coisa difícil de cair sobre suas cabeças, mas em se tratando de trabalhos feitos com eguns, aí sim, são mais vulneráveis.
Quando fazem algo por alguém, podem esquecer reconhecimento, pois coisa que normalmente não terão.
Amigos em suas vidas são coisas muito raras, pois tem dificuldades em se relacionar com as pessoas por serem Senhores da razão e da vaidade.
Trabalhar só se for por conta própria, ser empregado dos outros, nem pensar!
São criativos, persistentes e de excelente memória.
Possuem forte intuição, são maus gostam de ficar sós, possuem aparência descuidada, são egoístas e medrosos.
Tendem ao egoísmo e ao individualismo.
O consulente sente dificuldade em realizar seus negócios, impedindo por inimigos ou pessoas invejosas, é necessário fazer ebó, para retirar as perturbações, e para que exu trabalhe em sua defesa. Quanto a personalidade das pessoas regidas por esse odu, na verdade é um mau caráter, pois além de prejudicar a própria vida, procura transformar a dos outros, sem se importar com ninguém. Provocam intrigas e separações, mesmo que seja dos próprios pais, filhos ou de qualquer outra pessoa. quando a regência for de ÒKÒRÁN MEJI, a pessoa é altamente problemática, mas, se caso o outro ODÚ seja mais tranquilo, terá seu caráter amenizado.
Uma das lendas desse Odu
Era um pobre peregrino que vivia migrando. Permanecia em diversos lugares, mas, depois de fazer as plantações, mandavam embora, ficando os donos das terras com tudo o que ele tinha feito.
Por conselho de alguém, esse homem foi um dia a casa de um oluô, que lhe indicou um ebó (oferenda). tendo tudo preparado, partiu o homem para a grande mata fronteiriça e, lá chegando deu início ao serviço.
Mais tarde, ouvindo um barulho naquele lugar tão impenetrável, assustou-se. Era ogum, o dono dessa mata misteriosa. Chegando perto, ficou ogum espreitando o estranho, até que este, muito amedrontado, implorou misericórdia, perguntando a ogum se queria se servir de alguma coisa servida no ebó. Que falasse sem cerimônia, pois estava tudo a sua disposição.
Ogum aceitou tudo o que havia ali e ficou satisfeito. Perguntou, então, quem era tão perverso a ponto de mandar o peregrino para aquela paisagem impenetrável. O homem contou todos os percalços de sua vida.
Então, ogum, transfigurado, aterrorizante, bradou que ele pegasse o mariô e fosse marcar as casas dos seus amigos, pois ele, ogum, iria aquela cidade à noite destruir tudo o que lá se achasse. Iria arrasar todos os haveres lá existentes, até o solo.
Dito e feito…
Ogum acabou com tudo, exceto as casas e os lugares que tenha sido demarcados pelo homem com a colocação de mariô em cima das portas. Tudo o que havia de riqueza ali ogum deu para ele, tudo mesmo, conforme tinha prometido.
muito informativo este saite,fico feliz em encontrar informações que nos ajudam no aprendizado no exercício do sacerdócio.Afim que ao cuidar de nosso consulentes possamos passar as orientações com verasidade clareza.
Que tipo de oferenda se da para aplacar esse Odu Negativo e atuar s[o com o lado Positivo dele ?
Olá,
É necessário que você procure um sacerdote para te orientar pessoalmente.
Abraços
Eu me chamo Tarciano tenho 33 anos e sou iniciado para o orixá èṣù. Me indetifiquei muito com à explicação do odù Òkànràn e características das pessoas regida pelo mesmo. Muitos anos de minha vida sofri com diversas situações citadas no texto. Hoje eu intendo um pouco o porque de tantas percas, inveja, problemas com á justiça etc. Ao mesmo tempo existem coisas citadas no texto que não me identifico. Aí onde vem minha dúvida. Será porque o meu Junto é Oyá ? Òkànràn sefre uma certa influencia de ossá ? Se você pudesse me explicar um pouco mais sobre a influência desses dois òdú seria de grande ajuda? Parabéns pelo texto e des de já, àdúpé ?
Olá,
Não existe uma explicação única, apenas um sacerdote com ajuda do jogo de búzios e da própria espiritualidade pode te explicar.
As informações aqui são genéricas.
Abraços
Eu queria saber se eu sou regido por oxumare ou eu sou de oxumare pq quando joguei buzios siu oxumare com iansa então estou em duvida
Olá,
Você precisa buscar sempre a ajuda de um Babalaô que poderá te orientar melhor.
Nosso objetivo aqui é apenas de informar, os cuidados tem que ser presenciais com alguém de sua confiança.
Abraço
O meu oxum é o 1