Faixas Etárias no Baralho Cigano

Como ler o baralho cigano usando as faixas etárias

As informações contidas nas cartas sobre as faixas etárias são uma forma bem simplificada de detalhar alguns aspectos referentes a pessoas ou a uma situação. Elas podem nos dizer o período em que algo aconteceu ou vai acontecer, o tipo de personalidade de uma pessoa ou até mesmo a faixa de idade a que ela pertence.

A descrição das fases é apenas a título de pontos de maior impacto, mas não podemos esquecer que todos nós, em todas as faixas etárias, temos sentimentos e tomamos atitudes de outras fases de vida.
Uma criança de 5 anos pode ter uma atitude muito mais madura que um adulto de 40 e um adulto de 40 pode ter sentimentos tão puros como uma criança de 5 anos.

Essa divisão bem como a descrição das fases, pode ser adequada a realidade de cada cartomante de acordo com sua própria percepção do baralho cigano e da sua espiritualidade.

As cartas do Baralho Cigano podem ser divididas e descritas em faixas etárias em 6 grupos de 6 cartas como detalhado abaixo.

1º Grupo
Infância – Até 10 anos
09 Buquê / 13 Criança / 16 Estrela / 17 Cegonha / 24 Coração / 27 Carta

A fase dos nascimentos, das mudanças psicológicas e emocionais, da pureza, da imaturidade, das descobertas básicas, da espiritualidade pura, do sentir, da falta de racionalização.

2º Grupo
Adolescência – Dos 11 aos 15 anos
02 Trevo / 06 Nuvem / 11 Chicote / 12 Pássaros / 22 Caminhos / 33 Chave

Fase das mudanças doloridas, de sofrimento, das tentativas, dos pensamentos confusos, da descoberta do “eu”, da busca por opções, caminhos e soluções.

3º Grupo
Juventude – Dos 16 aos 25 anos
01 Mensageiro / 18 Cão / 23 Ratos / 20 Jardim / 32 Lua / 34 Peixes

Fase das mudanças rápidas e muitas vezes impensadas, do valor a amizade e a socialização, da sexualidade, de sonhar, de querer, de valorizar os aspectos materiais, fase da auto estima.

4º Grupo
Adulto – Dos 26 aos 45 anos
04 Casa / 07 Cobra / 14 Raposa / 15 Urso / 28 Cigano / 29 Cigana

Fase do início da estabilidade, da estrutura interna, do uso racional da inteligência, da dedicação extrema aos objetivos, de olhar o outro como ser individual, do profissionalismo.

5º Grupo
Maturidade – Dos 46 aos 66 anos
03 Navio / 05 Árvore / 19 Torre / 25 Aliança / 30 Lírios / 35 Âncora

A segurança, o saber, os objetivos alcançados, a sabedoria espiritual e de si próprio, a colheita do que plantamos, o indivíduo como ser consciente e seguro, a paz e a liberdade individual.

6º Grupo
3ª Idade – Acima de 67 anos
08 Caixão / 10 Foice / 21 Montanha / 26 Livros / 31 Sol / 36 Cruz

Fase das finalizações, da plenitude, de olhar para baixo e para trás, fase da grande verdade, do fim do sofrimento externo, do saber, das histórias de vida, da grande transformação.

Veja dois exemplos práticos do uso das faixas etárias

O consulente é uma pessoa do sexo feminino, tem 25 anos, solteira, sem filhos, recém-formada, trabalha mas não na sua área profissional.
Usaremos esse perfil de consulente em todas as perguntas abaixo.

  • Primeira pergunta
    Vou conseguir estabilizar e crescer na minha vida profissional?
    Resposta
    Casa / Árvore / Mensageiro
    Sim, vai conseguir ter a estabilidade que procura, mas isso será a longo prazo. Se ela se empenhar mais, partir para a ação, for ágil na sua busca este prazo pode ser bem reduzido. Deve aproveitar a energia e a vontade que tem hoje para alcançar seus objetivos.

Como chegar na resposta
As 3 cartas são positivas, portanto sim ela consegue.
A Casa e a Árvore nos fala de estabilidade e é isso que ela almeja, vai conseguir. Falam também de crescimento estruturado e seguro.
Mas as cartas da Casa e da Árvore são cartas muito lentas, quase paradas.  Elas também falam do período Adulto e da Maturidade respectivamente, portanto ela deve conseguir essa estabilidade perto dos 45 anos.
O jogo finaliza com o Mensageiro que nos fala de imediatismo, de ação, de rapidez e da fase da Juventude. Ele nos mostra que a consulente pode e deve agir para conseguir o que quer em um tempo muito mais curto. Se ela tomar as rédeas do próprio crescimento nas mãos terá sucesso em seus planos muito mais rápido. Precisa usar a garra e a vontade existentes na juventude para ter êxito.

Nota
Mesmo o jogo falando que a estabilidade vem em torno dos 45 anos essa é uma informação que não passamos para a consulente pelos seguintes motivos: pode ser desmotivadora, está muito longe da situação presente, muitas coisas podem mudar.

  • Segunda pergunta
    Posso confiar no meu chefe para me ajudar a crescer na empresa?
    Resposta
    Trevos / Ratos / Aliança
    Não pode, ele não irá lutar por você.
    É uma pessoa muito egoísta que só pensa nele mesmo. Ainda perdido e buscando as próprias alianças, tentando focar no crescimento dele. Ele não tem uma posição confortável e segura na empresa, não tem condições de ajudar ninguém.

Como chegar na resposta
Os Trevos e os Ratos já respondem o Não, ambas cartas negativas.
Os Trevos os falam dos próprios problemas, pequenos e criados geralmente pela própria pessoa. É uma carta da adolescência, época da vida onde só conseguimos ver a nos mesmos, só nós existimos e só nós somos certos.
Os Ratos falam do nervoso, do “correr atrás do próprio rabo”, da falta de lugar próprio, da instabilidade geral. Por ser uma carta da Juventude nos fala da instabilidade, de olhar apenas por si mesmo e pelos “grandes amigos”, do início da busca.
As Alianças finalizando depois dessas duas cartas fala que ele busca se apoiar, busca parcerias mas isso pensando apenas no benefício próprio. Ela, sendo uma carta da fase da Maturidade, fala de uma busca madura, consciente, inteligente mas ainda de forma egoísta por influência das duas anteriores.

2 comentários em “Faixas Etárias no Baralho Cigano

  • 1 de março de 2017 em 15:05
    Permalink

    Confesso que o tempo me deixa sempre confusa nas leituras. Imagine que uma cliente pergunta quando irá encontrar o amor e sai as cartas cruz, nuvem e casa qual será a interpretação. Segundo a minha intuição sinto que ainda precisa esquecer sofrimentos e acontecimentos do passado para seguir em frente sem rancores e mágoas, e a carta das nuvens enfatiza ainda mais os pensamentos confusos e instabilidade em relação ao amor. A carta da casa sugere que precisa alcançar mais estrutura e estabilidade na vida dela para encontrar o amor. Mas quando será isso? Daqui a muitos anos? Ou quando resolver todos os fantasmas do passado…

    Resposta
  • 2 de março de 2017 em 00:46
    Permalink

    Olá,

    Ver o tempo no Baralho Cigano é muito complicado e, na minha opinião, muito impreciso.

    Você pode usar uma dessas técnicas http://linhadasaguas.com.br/ver-o-tempo-nas-cartas-do-baralho-cigano/ e ir fazendo testes com situações de futuro rápido e que você possa confirmar a exatidão da tiragem.
    Eu uso essas técnicas raramente e apenas com tiragens pessoais.

    Eu só falo de tempo para outras pessoas quando tenho a intuição a respeito do assunto e, mesmo assim, falo em curto, médio e longo prazo. Nunca dou datas.

    Teste esses métodos e depois me fale qual foi o resultado para você!

    Abraços

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *