Odu ÉJIBÉ / ALÁFIA – A Paz

O Odu Aláfia

Êjibé ou Alafia é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com dezesseis conchas abertas pela natureza. Nesta caída responde Orumilá. Imediatamente o olhador saúda o jogo dizendo Eleri Ipin. É esta caída que todo babalorixa, ialorixa e o povo do santo deseja e espera para os consulentes, pois representa luz, alegria, a verdade, a prosperidade, a saúde e longevidade. A única recomendação é que esta pessoa use uma peça de roupa branca nos dias de sexta feira.

Ele é composto pelo elemento ar sobre o fogo com predominância do ar o que indica a hesitação do ser diante do domínio dos instintos.
É a fêmea que, desejando se entregar finge resistir.
É o devaneio, a vocação artística influenciada pelo sentimentalismo e pelo amor.
Aláfia rege as raças humanas diferentes (exceto a raça negra), a palavra, as roupas longas, a cegueira, a mendicância, as disputas, o grande caramujo (“Age”), a tartaruga terrestre e os animais inofensivos.
Saúde em geral.
É um Odu feminino, representado esotericamente por um busto humano, trajando blusa especial, chamada anteriormente de “Nahwâmi”, e conhecido atualmente como “Kansã”. Esta blusa é usada no Abomehy somente pelos ministros do rei.

Regente
Ifá

Quem fala por esse Odu
Orunmila, Obatalá, Oduduwa, Elegbá, Age e Saluga.

Elementos
Água

Cores
Azul, branco e dourado, gostando muito de tudo o que é estampado com essas três cores.
A cor branca deve se fazer sempre presente e é bom para fazer negócios aos domingos.

Proibições
Filhos de Aláfia Meji é vedado possuir cão e tê-lo perto de si.
Comer galo, milho assado, inhame pilado, carne de porco, carne de tartaruga, portar facas ou armas brancas, vestir Agbadá, fazer uso de tabaco e nem ser indiscreto.

Recomendações
Dar esmolas e, quando possível, ter perto de si um destes pequenos altares que os mulçumanos utilizam para fazerem as suas preces.
As pessoas deste Odu devem procurar usar sempre roupas brancas aos domingos.
Deve fazer sempre banhos de limpeza.

Positivo
Esse odu significa triunfo, lucros e boas propostas.
Vocação artística, sinceridade no amor, amor correspondido, sabedoria, conquista de alguma coisa, prazeres e acolhimento afetuoso.
A indicação de Aláfia é a representação favorável do Universo, é a verdade, o sucesso e a paz, dando indicações importantes, bons lucros, recebimento de herança, viagens prósperas e amor correspondido.
Ele traz confirmação do pleno êxito, contentamento, felicidade, lucros, herança, viagens.
É um signo muito bom, sempre pronto a beneficiar e que responde afirmativamente, embora prenunciando tempo variável.
A indicação deste signo é feliz, tanto para o consulente quanto para o Babalawô, pois o cliente terá, daí em diante, um novo início de vida, necessário apenas de uma pequena orientação e alguns agrados ao orixá, fazendo resguardo às terças-feiras para Orunmila usando branco até que todas as pendências sejam resolvidas.

Negativo
Domínio dos instintos (as necessidades físicas sobrepujando a razão induzindo ao erro), falta de determinação para dizer não, pessoa de caráter dúbio, de duas caras, sem palavra.

Atenção
As perguntas devem ser feitas sempre dirigidas a Orunmilá e sempre serão duas jogadas para cada pergunta feita.
Como mestre das línguas, indica quando alguém tem duas palavras e utiliza o poder da eloqüência a seu favor.
Tem o domínio da boca e, assim como Legba, diz coisas boas e más.
É necessário que o babalorixá ou Ialorixá procure o equilíbrio do odu.
Para favorecer a atuação do Odu, a pessoa por ele regida ou sob sua influência deverá tomar banho de acaçá com mel e/ou usar ervas calmas e doces como saião, colônia branca, manjericão branco, poejo, algodão, alecrim, alfazema e 16 folhas de Obi (se a pessoa for de Xangô usar folhas de Orobô)
Morfologicamente representa dois braços abertos, uma vulva pronta a ser penetrada, uma possibilidade de conquista e de prazer, uma acolhida afetuosa e sincera.
Sua influência no corpo humano pode provocar inércia da vida celular ou disfunções fisiológicas, apatia dos órgãos e relaxamento patológico dos tecidos.
Todo resguardo para esse Odu é de 16 dias.

Personalidade
São pessoas que alcançam triunfo em tudo, lucros, heranças, viagens, felicidade, boas propostas.
São pessoas que sempre precisam de orientação espiritual.
Pessoas regidas por este odu, normalmente estão de bem com a vida.
Fartura, progresso, prosperidade, felicidade e amor, apesar de haver muita inveja, ciúmes e falsidades.
São pessoas calmas, desenvolvidas espiritualmente, com fortes tendências a vencer e terminar seus dias com muita alegria, paz, tranqüilidade, estruturação, interiorização, elaborações internas, expansão em geral.
Confirmação de pleno êxito, contentamento, felicidade, lucros, herança, viagens e a cor branca deve sempre se fazer presente em sua vida.
Grandes chances nos negócios realizados aos domingos, mas apesar de tudo tem suas limitações, como qualquer ser humano.
Seus nativos podem estar tristes, pobres, mas não se iludam porque de repente transformam tais situações em situações espantosas que assustam a todos.
Significa também, o sol, a luz, a verdade, desembaraço, felicidade, tranqüilidade, lucros, herança, viagens, amores a realizar.
A resistência, a tolerância e as mutações são uma constante aliada ao progresso tanto para cima quanto para baixo.
Não deve ficar triste, pois tem a felicidade nas mãos, necessitando apenas de uma boa orientação.
Calmas, racionais e espiritualizadas, as pessoas com esse ODU têm domínio sobre suas paixões.
São excelentes nas áreas de vendas e de artesanato, mas desistem facilmente dos seus projetos e perdem o interesse por aquilo que já conquistaram.
Estão sujeitas a problemas cardiovasculares, psíquicos e de visão.

  • Amei caiu desseis conchas abertas êjibé,gostei muito porque a pergunta q fiz foi se meu amor iria voltar pra mim,gosto muito do jogo de buzios