Terapia das Cores

Algumas cores e a terapia ligada a elas

As cores influenciam nossa vida de várias formas. Nas roupas que usamos, nas cores que pintamos nossa casa, na fluidificação da água. Confira sobre as cores.

São sete os raios primários:

VERMELHO – o centro mais baixo, na altura do cóccix, que corresponde ao chakra raiz ou básico, é estimulante, mas, contra- indicado em casos de inflamações, deve ser sempre usado com cautela.

LARANJA – chacra umbilical, esplënico, na parte posterior da cintura, é cor da felicidade, estimula a ambição e a bondade nas pessoas, pode se usado no tratamento de bronquites, moléstias dos pulmões, etc.

AMARELO – usado no chakra do plexo solar, comumente chamado de boca do estömago,,indicado para falta de confiança, otimismo, estimula as faculdades mentais, problemas de fígado e diabetes.

VERDE – na altura do esterno, em linha com o coração, chakra cardíaco, é a cor da paz, da harmonia, da saúde, trabalha a renovação dos sentimentos no aspecto psicológico, também indicado para prisão de ventre, memória fraca, dores de cabeça, etc.

AZUL – localizado no centro da garganta, o chakra laríngeo, o maior poder de auto-expressão do homem, a fala, indicado para casos insônia, diminui o ritmo respiratório, medo, ciúme, dores de cabeça, etc.

ÍNDIGO – localizado no terceiro olho, o chacra frontal, um purificador da corrente sanguinea, , atua sobre as glândulas paratireóides, libera medos e inibições, etc.

VIOLETA – localizado no centro da cabeça, chakra coronário e está relacionado com a glândula pituitária, o centro da compreensão espiritual por onde o nosso Eu interior faz o contato com o Eu Cósmico. Este raio pode ser usado no tratamento de doenças nervosas, reumatismos, etc.

cores-terapia

Veja abaixo algumas influências das cores em nosso comportamento e em nosso organismo baseadas na Cromoterapia:

A cor Preta é uma cor que dá força as outras cores, quando usado com vermelho, dá poder físico, quando usado com cor-de-rosa dá poder social, e com amarelo poder intelectual.

A cor Marrom está ligada a mãe Terra, as coisas sólidas, permanentes, portanto,nos mantêm interligados com padrões antigos, sendo necessário se abrir para novas idéias.

A cor Cinza é a cor da abnegação, assim como também do medo e do impedimento em expressar o verdadeiro EU, a utilização repetidas vezes desta cor faz com que se crie uma barreira de acesso às pessoas.

A cor Amarela nos ajuda nos estímulos da mente, desenvolve nossa racionalidade, nos deixando aberto para novas idéias, expande nossos horizontes, tornando nossa vida ais divertida.

A cor Laranja é o raio da vitalidade, do movimento, a cor que desperta o artista que há dentro de todos nós, desenvolve toda nossa capacidade criativa. É uma cor de alegria, nos livra de inibições e alivia depressões, as tonalidades mais claras do Laranja denotam caridade e necessidades de se envolver com as pessoas.

A cor Vermelha é a cor da vida, pois nosso sangue é vermelho, é uma cor energizadora, da determinação, estimula o amor a continuar fluindo, os tons mais escuros do vermelho podem denotar autocompaixão ou crueldade, esta cor nos dá coragem quando sentimos medo além de ativar nossas emoções e impulsos sexuais.