Odu ÌKA – A Sabedoria
O Odu Iká
Iká é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com quatorze conchas abertas pela natureza e duas fechadas. Nesta caída responde Oxumare, Osain, Logunede, Ibeji. Significa que esta pessoa apesar de todos os problemas em diversos setores da vida, sempre vai ter o sorriso nos lábios e alegria de viver. São bons amigos e adora reuniões para compartilhar momentos agradáveis. Tem pavor da morte, muito mais que os filhos de Xango.
É um Odu composto pelos elementos água sobre a terra, com predominância da água o que indica que o objetivo é em si mesmo, o obstáculo que se renova permanentemente, provocando a necessidade de se reinicias a tarefa e a conseqüente revolta do indivíduo contra si próprio e contra o mundo, que passa a considerar injusto e mau feito.
É um Odu rico e promissor e seus nativos sempre estão exuberantes e em estado de grande força, pois sempre se adaptam e tiram vantagens de qualquer ambiente em que estiverem.
Esse odu mostra o despertar de surpresas, cartas, dinheiro, lucros ou negócios, amores, felicidades para se arrependerem mais tarde.
Significa que novidades estão para acontecer.
Novas amizades.
Rege Caixa torácica.
É um Odu masculino, representado esotericamente por uma serpente.
Representa a “DÔ a serpente. Rege todos os répteis do campo como também um bom número de animais que vivem na floresta, como macacos, lagartos e certos pássaros como o “sasagolé” (espécie de Tucano), a “alwalokolwê” (espécie de rolinha), os caramujos, os ouriços e todos os peixes.
Iká Meji rege todos os animais de sangue frio, aquáticos ou terrestres. De uma forma geral ele busca o frescor.
Criou a piedade e o amor filial.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, não se ocupa da fecundação e sim, dos abortos e de falsas gestações.
É tido como um signo que mata as crianças, provocando sempre abortos, sempre acompanhados de hemorragias incontroláveis, o que pode ser evitado através de ebós específicos a ele relacionados.
Os macacos vieram ao mundo por este signo que é o Odu principal dos gêmeos selvagens (“Zun e Hoho”).
Seu aparecimento, na consulta de uma mulher grávida pode indicar o nascimento de gêmeos e também a vinda dos “Hauassás” à Terra que é devido a este signo.
Morfologicamente, Iká Meji exprime a idéia de algo que esteja prestes a explodir como uma granada, uma bomba, uma caldeira.
E esta idéia se estende a situações de aspecto explosivo como uma greve, uma briga ou uma situação insustentável.
Regente
Oxumarê com influência de Ossanhe e Nanã
Quem fala por esse Odu
Oxumarê, Xangô, Ogun, Yewá, Age, Oxalá, Egun, Iroko e Ibeiji
Elementos
Água
Cores
Vermelho, o negro e o azul
Proibições
Aos filhos de Iká Meji é vedado comer peixe defumado, carne de cobra, jacaré de pangolin, macaco (se comer é punido com a morte), batata doce, vinho de palma. São proibidos de beber na cabaça seja o que for.
Os nascidos sob este signo não podem usar o “Abuta”, pano colorido e fabricado no Abomey.
Positivo
Esse Odu favorece a um novo despertar e determina um cargo importante, traz muitas surpresas boas e poucas surpresas ruins. Vitória sobre os inimigos, controle de uma situação tumultuada, coragem para enfrentar um problema, sorte com o sexo oposto e conquista amorosa.
Ele determina muitas felicidades, tais como: desembaraços de documentos, heranças, bons lucros em todos os tipos de negociações, uniões, casamento, boas amizades, porém, de um momento para o outro a boa situação pode mudar.
Bem estar fácil no fim de qualquer tempestade.
Negativo
Indica perversidade, desfrutar de boa ocasião, ganho de mulher com o corpo, malfeitos, remorsos, paz, fortuna e bem estar fácil no fim de qualquer tempestade e vitória sobre qualquer coisa.
Envolvimento com polícia, inimigos declarados e perigosos, crimes sexuais, violências, agressões impostas ou sofridas, revolta, filho adulterino. Novidades que poderão vir a acontecer, podendo ser boas ou más.
Demandas, perdas, investidas que poderão trazer arrependimentos. Paixões, doenças passageiras, tem o vício da juventude e o carisma de um olhar malicioso e penetrante, perigoso com pensamentos intensos. A sua fase negativa indica prisões, gravidez por adultério, estelionato, calúnias, agressões e confusões.
Em seu aspecto mais negativo (Arun) ele fala de impotência, frigidez, atrofias e inflamações musculares, problemas de fígado e vesícula, interrupção no fluxo sanguíneo ou menstrual, doenças de pele (erupções), rubéola, sarampo, inflamações externas, desarranjos intestinais e hemorragias seguida de aborto.
Este odu estando negativo pode trazer muitas brigas, agressões, envolvimento com a polícia, vingança, prisão, perversidade.
Está sempre em desacordos.
Brigas com amigos, parentes, filhos e com todos que discordem dos seus pensamentos e atos.
Cuidado também com inimigos ocultos.
Agressões entre casais, dificuldades financeiras, vêm muito dinheiro, mas logo perde.
Está sempre cercado de olho grande e inveja.
Determina a conquista pela força, sem trégua, sem piedade.
Atenção
Todos os sacrifícios a ele oferecidos devem ser despachados nas águas.
Todas as vezes que esse Odu aparece bem posicionado num determinado jogo (futuro positivo), significa possibilidades e boas notícias tais como: cargo de santo, viagens, convites, heranças, nomeações, lucros, presentes, reconciliações, compra de imóveis, mudança de residência para uma melhor e etc.
O local de entrega para o presente é na beira da cachoeira, sendo que a metade do presente ficará na água e a outra metade na terra.
Fazer Oriki e na volta dar comida a Oxumare.
Personalidade
As pessoas regidas por Iká Meji são sempre muito confiantes e, por essa razão, chutam a felicidade, passando ao arrependimento logo após, mas, elas, inúmeras vezes, se recuperam e se renovam após os obstáculos, cheios de esperança a cada momento e de imediato, conquistam novas amizades com mais precisão e muita cautela em tudo e por tudo, pois não sabem e detestam a solidão e por isso adquirem muita lábia.
São pessoas por demais prestativas e agradáveis.
Fingem ser viris, gostam de vaidade e esforçam-se para sobressaírem em todos os meios e em todas as áreas, lutando com sua dupla personalidade.
Belas e sensuais, as pessoas com esse Odu têm aparência juvenil e forte poder de sedução. Vivem paixões arrebatadoras, mas passageiras e estão sempre em busca de novos amores.
Possuem talento para a magia e enorme força espiritual, que se manifesta através do olhar.
Enriquecem com facilidade e se destacam na vida profissional e social, mas são desconfiadas e propensas a ter conflitos psíquicos.
São pessoas difíceis de lidar, pois estão sempre em estado de defesa e, sendo assim, é bom estarmos alertas para um golpe certeiro que pode ser desferido a qualquer momento.
É sempre bom, ter cautela com seus nativos.
Seu ponto vulnerável são as articulações que podem lhes causar problemas de locomoção.
As pessoas desse Odu são confiantes e deixam passar a felicidade.
Surgem novas esperanças, mas não tem muita firmeza no que querem.
São inconstantes, fazem boas amizades, são bons amigos e gostam de prazer.
Os naturais desse Odu são pessoas impulsivas, corajosas e quase sempre violentas.
Nunca medem as consequências e nem hesitam diante do perigo.
Fazem boas amizades, são desconfiados, traiçoeiros. Possuem muita sorte relacionado ao dinheiro. São muito ativas, estão sempre em movimento (ação).
São pessoas equilibradas, preocupam-se com o bem estar de outrem, possuem muita liderança e facilidade de aprendizado, portanto adoram aprender e a ler (inteligentes).
Eu sonhei com um pai de santo jogando pra mim , ai caia 14 búzios abertos e dois fexados . Mas ele não dizia nada . Só me olhava queria entender o sonho .
Olá,
Sonhos as vezes são apenas sonhos, mas de qualquer maneira procure alguém de sua confiança e marque um jogo de búzios, as vezes existe algo que você precisa saber.
Abraços
Eu tive um sonho muito estranho com o nome Ika, no sonho eu e outras pessoas estávamos em uma casa, onde havia um médium incorporado vestindo terno branco, chapéu branco e uma bengala, e se apresentou a mim como Ika Baiano, nos levou a um quarto privado para conversar e puxou a cortina que ficava na porta para entrarmos, quando todos já haviam entrado, eu disse que não havia mais ninguem para entrar, pq ele continuou segurando a cortina, e ele disse: A senhora não sabe quantos seres invisiveis estão aqui (entrando). Após isso acordei com passos no meu quarto, voltei a dormir e voltei para o mesmo lugar, só que dessa vez, vi uma imagem (parte dela), onde essa entidade me dizia que eu deveria derramar óleo de dendê na orelha esquerda da imagem. E então acordei…. O mais estranho é que não sou espirita, na verdade não tenho religião. Ja fui ao centro quando criança. Esse sonho me deixou confusa, e ao procurar um significado, parei aqui nessa pagina.
Cristina
Data nasc: 11/07.