Runa Wird ou Wyrd ou Runa Branca

RUNA BRANCA ( Runa de Odin )

Significado: Destino, Karma
A runa em branco está associada aos desígnios dos deuses, àquilo que está escrito e que precisa ser desvendado.
Chamada de WYRD, nome do grupo das três deusas do destino da Mitologia Teutônica cujos nomes são: Urd, Verdandi e Skuld e que representam os três aspectos do tempo, passado, presente e futuro. Formam uma trindade e uma mistura-se sempre com as outras.

WYRD governa o karma que cada um de nós criou. Na adivinhação, esta runa indica os eventos impelidos pelo destino ou os inevitáveis, dos quais não conseguiremos escapar. O aparecimento desta runa não significa no entanto uma punição kármica. Veja as runas em sua volta para mais pormenores. Assim como Odin, para ter á sua proteção, exigia fé e coragem dos seus guerreiros, esta runa exige do guerreiro espiritual, fé na sua capacidade de transmutação, crescimento e coragem para superar obstáculos e transcender as suas próprias limitações. Esta runa sem qualquer inscrição, contém um potencial em bruto: ao mesmo tempo cheia e vazia, ela abrange a totalidade do ser, tudo o que está para ser realizado. Todos os nossos férteis sonhos estão contidos neste “vazio”.

Nada é predestinado, os obstáculos do seu passado podem tornar-se os portais que o conduzirão a novos começos. Historicamente, não há qualquer evidência das tribos nórdicas ou germânicas alguma vez terem utilizado uma runa em branco, mesmo na escrita, para a separação de palavras rúnicas eram utilizados símbolos como pontos ou dois tracinhos. A inserção de uma runa branca no sistema rúnico deve-se a Ralph Bum e aos livros que escreveu sobre runas nos anos 80. No entanto, assim como a escolha do alfabeto rúnico deve ser decidida pelo intérprete das runas e pela sua intuição, a utilização da runa branca deve ficar a cargo a da decisão do estudante de runas.

Wird

Runa Fehu ou Feoh
Runa Uruz ou Ur
Runa Thurisaz, Porn ou Thorn
Runa Ansuz ou Os
Runa Raidho, Raido ou Rad
Runa Kenaz, Kano, Cen ou Ken
Runa Gebo, Gifu ou Gyfu
Runa Wunjo ou Wyn
Runa Hagalaz, Hagall, Hagel ou Hagal
Runa Naudhiz, Nied, Nauthiz ou Nyd
Runa Isa ou Is
Runa Jera, Ger ou Yer
Runa Eihwaz ou Eoh
Runa Perdhro, Perth ou Peorth
Runa Algiz, Eolh ou Eolhs
Runa Sowilo, Sigel, Sowelu ou Sygel
Runa Tiwaz, Tir, Tyr ou Teiwaz
Runa Berkano ou Beorc
Runa Ehwaz, Eh ou Eow
Runa Mannaz ou Man
Runa Laguz, Lagaz ou Lagu
Runa Ingwaz, Ing ou Inguz
Runa Daeg ou Dagaz
Runa Othala, Othila, Odal ou Ethel
Runa Wird ou Wyrd ou Runa Branca

  • António Costeira

    Seria possível uma maior exactidão em relação ao escritor Ralph Bum?
    Não consigo encontrar rigorosamente nada ácerca dele.
    Muito obrigado.

    • Administrador

      Olá,

      Infelizmente não podemos te ajudar.

      Abraços