A Torre Arcano Maior do Tarot
A Torre é considerada como um símbolo poderoso de desgraça, destruição, perda, ruína, catástrofe, mas, como sempre acontece no Tarô, pode implicar a esperança positiva de um renascimento após uma destruição, como a Fênix, renascendo de suas próprias cinzas.
Esse Arcano fala-nos da torre que construímos ao nosso redor (o ego), que nos protege das coisas externas: das agressões do meio ambiente, das forças que atuam sobre nós, do assédio das outras pessoas, mas que também implica querer mostrar uma imagem de nós mesmos que nos interessa, escondendo nosso eu mais profundo, até que essa barreira de proteção torna-se tão sólida que acaba nos isolando do universo.
A Torre nos fala da destruição de valores antigos para absorção de novos paradigmas. Aniquilação do ego para exaltação da consciência; fala da derrubada dos apegos, tanto das coisas materiais, quanto aos apegos às ideias e conceitos estabelecidos, aos preconceitos arraigados.
Simbolismos do Arcano da Torre
- As três janelas representam o ternário interno de que é constituído o ser humano: o eu inferior, o eu racional e o eu superior.
- As duas personagens que caem da Torre significam que, para o universo, não importa a posição social, hierárquica, sexo e idade, todos devem destruir sua Torre – seu ego – para realizar a consciência divina.
- A Torre que é destruída implica a derrocada do orgulho e da vaidade humana, a estrutura que foi erguida pela ignorância e pelo erro nas ações, palavras e pensamentos, através da vontade própria.
Abaixo expomos alguns significados divinatórios do Arcano da Torre que podem influenciar, alterar e ditar o contexto de um jogo. É uma carta que no sentindo mais concreto mostra a necessidade de destruir para reconstruir.
Pontos positivos da Torre
- Alerta
- Aprendizado
- Lições de vida
- Transformação
- Transmutação
- Mudanças
- Final de ciclo
- Eliminação do ego
- Oportunidade
- Religiosidade na prática
- Mudança de rumo
- Questionamentos
- Novos conceitos
- Rompimento de dogmas
Pontos negativos da Torre
- Abalos
- Tragédia
- Sofrimento
- Isolamento
- Desgraça
- Fracasso
- Rigidez
- Términos
- Fatalidade
- Arrogância
- Estagnação
- Encerramento
- Destruição
- Falência
CONTEÚDO
Caminho do Guerreiro – Os Naipes – Cartas da Corte – Cartas Numeradas
Consulta Rápida Arcanos Maiores – Consulta Rápida Arcanos Menores
ARCANOS MAIORES
O Louco – O Mago – A Sacerdotisa – A Imperatriz – O Imperador – O Papa – Os Amantes – O Carro – A Justiça – O Eremita – A Roda da Fortuna – A Força – O Enforcado – A Morte – A Temperança – O Diabo – A Torre – A Estrela – A Lua – O Sol – O Julgamento – O Mundo
ARCANOS MENORES
Copas – Ás – Dois – Três – Quatro – Cinco – Seis – Sete – Oito – Nove – Dez – Pajem – Cavaleiro – Rainha – Rei
Espadas – Ás – Dois – Três – Quatro – Cinco – Seis – Sete – Oito – Nove – Dez – Pajem – Cavaleiro – Rainha – Rei
Ouros – Ás – Dois – Três – Quatro – Cinco – Seis – Sete – Oito – Nove – Dez – Pajem – Cavaleiro – Rainha – Rei
Paus – Ás – Dois – Três – Quatro – Cinco – Seis – Sete – Oito – Nove – Dez – Pajem – Cavaleiro – Rainha – Rei
Textos baseados nos estudos de Cyddo de Ignis.
Contato para consultas ou cursos fundamentados na Tradição Antiga de Tarot pelo WhatsApp +55 31 99103-3086 ou pelo e-mail cyddo.dharma@yahoo.com.br